quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Crianças Brincando no Lâr da Casa Pia junto ao Pina Manique Monsanto Benfica


António Aurélio da Costa Ferreira, Director da Casa Pia de Lisboa entre 1911-1922, foi um grande mentor da prática desportiva entre os alunos. Assim, em 1912, surgia naturalmente a primeira Associação Escolar de Alunos da Casa Pia.
Em 1920, com forte espírito gregário, surge o Casa Pia Atlético Clube, todo ele constituído por jovens alunos e ex-alunos da Casa Pia de Lisboa, conduzidos pelos fins da prática desportiva, culturais e de solidariedade social.
No ano da formação ganha, sem derrotas, os principais campeonatos de Lisboa, a Taça Associação e o Campeonato de Lisboa, vencendo nas finais o Belenenses por 3-2, e o Sporting por 4-1, com dois golos de Cândido de Oliveira. Neste mesmo ano vence também o Futebol Clube do Porto por 2-0, conquistando a Taça 27 de Julho.
O Casa Pia foi a primeira equipa portuguesa a jogar em Paris, actuando no Natal de 1920 no estádio Pershing frente ao Cercle Atléctic de Paris, no torneio mais importante disputado em França a seguir aos jogos Inter-Aliados.
Em 21 de Outubro de 1921, inaugura o Campo do Sevilha Futebol Clube, perdendo por 3-0 e, no mesmo ano, inaugura também o campo do vitória de Setúbal onde vence o jogo por 3-1.
A convite do Fayal Sport Clube, foi também a primeira equipa do Continente a deslocar-se aos Açores, em 1922, disputando a favor das vítimas do sismo ali ocorrido.
Em 13 de Dezembro de 1925, perante uma plateia de 15 mil espectadores, o Casa Pia inaugura o Estádio das Amoreiras, propriedade do Sport Lisboa e Benfica, considerado à época o melhor Estádio da Península, vencendo o Benfica por 3-1.
O primeiro Campo utilizado foi o Campo das Laranjeiras, e o Campo do Restelo, na Cerca da Casa Pia, foi o primeiro recinto desportivo próprio, inaugurado em 21 de Dezembro de 1924 pelo Presidente da República, Manuel Teixeira Gomes, com um jogo frente ao Belenenses que terminou empatado.
O Campo do Restelo, projectado pelo Arquitecto Casapiano António do Couto, custou à época 250 mil escudos e foi totalmente financiado por casapianos.
Em 1949, o Estado Novo expropria o Restelo para a Exposição do Mundo Português. Contudo, em 1954, com a participação do Futebol Clube do Porto, Vitória de Setúbal, S.L. Benfica e C.F. “Os Belenenses” e Atlético, inaugura-se, em Monsanto, o Estádio de Pina Manique
in
 

Sem comentários:

Enviar um comentário